Presidente do TRE-RO apresenta projeto durante o 84º Coptrel, em Minas Gerais
“Meu Voto, Meu Poder” foi apresentado durante encontro de presidentes dos TREs do Brasil

Por Redação
Publicado 09/04/2024
A A

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Desembargador Daniel Ribeiro Lagos, participou, nos dias 4 e 5 de abril, em Belo Horizonte - MG, do 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel).

Durante o encontro, o desembargador chegou a apresentar aos participantes do evento o projeto “Meu Voto, Meu Poder”, idealizado e em execução pela Justiça Eleitoral em Rondônia. A ação tem como finalidade empoderar os cidadãos, incentivando-os a participar ativamente do processo eleitoral e levar o atendimento eleitoral até as comunidades rurais, quilombolas, indígenas e ribeirinhas mais distantes dos grandes centros.

No evento também foram tratados assuntos relacionados diretamente às eleições 2024, como inclusão, biometria, acessibilidade, desinformação, além de assuntos administrativos dos tribunais.

Outros projetos e boas práticas dos demais TREs também foram compartilhados na reunião, a exemplo do sistema “Monitora Jud”, que serve para controle, acompanhamento e gestão de processos pelos usuários do PJE (Processo Judicial Eletrônico).

Carta de Belo Horizonte 

As deliberações realizadas durante o Coptrel são resumidas em uma Carta, assinada ao final dos eventos e leva o nome da cidade onde é realizado o encontro. 

Leia a íntegra da Carta do 84º Coptrel.

O próximo Coptrel (85º) será realizado no estado do Amapá.

Novos componentes da mesa diretora do Coptrel  

Durante o evento, foram eleitos e tomaram posse para os cargos de segunda secretária do Coptrel, a presidente do TRE da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e, para o cargo de 2º vice-presidente, o desembargador João Guilherme Lages Mendes, presidente do TRE do Amapá. 

Homenagens 

Ao final do evento, foram homenageados com moção honrosa o presidente do TRE do Distrito Federal, Roberval Casemiro Belinati, o diretor-geral de Goiás, Wilson Gamboge Júnior e a diretora-geral do Amazonas, Melissa Lavareda Ramos Nogueira, por estarem finalizando suas trajetórias nos respectivos cargos. 

Em agradecimento pela recepção e produtivo encontro, o Colégio de Presidentes homenageou o desembargador Octavio Boccalini, presidente do Coptrel e do TRE-MG, e a diretora-geral do TRE-MG, Cassiana Lopes Viana. 

Participação da Ministra Cármen Lúcia 

Na manhã de sexta (5), os presidentes dos TREs, juntamente com seus diretores-gerais e assessores estiveram reunidos com a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra do STF Cármen Lúcia.

Fonte: TRE/RO