Mfm
MFM reforça universalização do tratamento de resíduos sólidos urbanos em Rondônia 
Aterros sanitários da empresa podem atender mais de 70% dos municípios do Estado    

Publicado 24/06/2021
Atualizado 13/01/2022
A A
FOTO: ASSESSORIA

Até o ano de 2013, o interior de Rondônia vivia o caos de lixões a céu aberto. As áreas degradadas se espalhavam pelo Estado. Na região Centro-Sul, por exemplo, cerca de 800 mil habitantes sofriam com os prejuízos ao meio ambiente e qualidade de vida. Somente em Vilhena (Sul), Cacoal e Ji-Paraná (Centro) – somam 318 mil habitantes, os lixões recebiam 220 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

Então, Rondônia começa a viver uma era de conquistas na destinação e tratamento de resíduos, com a inauguração do Aterro Sanitário Regional de Vilhena (2013), construído pela empresa MFM Soluções Ambientais.

A obra pavimentou o caminho para fazer do Estado uma referência no setor. Cacoal e Ji-Paraná inauguraram seus aterros sanitários em 2016 e 2020, triplicando a capacidade de tratamento dos resíduos no Centro-Sul. Juntas, as obras podem receber e tratar quase 1 milhão de quilos diariamente - 300 toneladas/dia, cada obra.

O atendimento chega a outros 24 municípios: 5 em Vilhena, 15 em Cacoal e 4 em Ji-Paraná. Mais da metade das 52 cidades rondonienses são atendidas. E tem espaço para aproximados 70% das localidades, o que é um grande passo para a universalização do serviço no Estado.

A MFM construiu aterros sanitários de alta tecnologia e trabalha com profissionais qualificados. Tanto é que recebeu o Prêmio Empresa Brasileira do Ano no Brasil Quality Summit (2018), que reconhece a Gestão de Excelência e a Qualidade Total.

‘Casa’ para 200 trabalhadores contratados diretamente, a MFM gera emprego e renda para outras 600 pessoas, de forma indireta.

E como a vida útil dos aterros sanitários da MFM pode chegar a 65 anos, é natural dizer que Rondônia tem vida longa para cuidar bem dos resíduos. Aliás, o vizinho Estado do Mato Grosso também já é atendido pela MFM, por meio de Vilhena, nos municípios de Campos de Júlio, Conquista do Oeste e Nova Lacerda.

É notável que a MFM Soluções Ambientais trabalha com foco no compromisso com o futuro. E, claro, onde a sustentabilidade é missão, é possível vislumbrar uma atitude sempre responsável com as questões ambientais, econômicas e sociais.

FOTO: ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA