Suspeita de Fura-Fila no SUS: Cirurgia eletiva de vereador em Rolim de Moura gera polêmica
Vereador de Cacoal passa por cirurgia eletiva em hospital de Rolim de Moura, levantando questionamentos sobre acesso à saúde pública.

Por Redação
Publicado 24/08/2023
Atualizado 24/08/2023
A A
FOTO: ASSESSORIA

Na última semana, um caso envolvendo a realização de uma cirurgia eletiva em um vereador da cidade de Cacoal gerou polêmica e levantou questionamentos sobre possíveis casos de "fura-fila" no Sistema Único de Saúde (SUS). O Vereador Ronny Ton Zanotelli, conhecido representante do município, expôs publicamente suas preocupações e pediu esclarecimentos sobre o ocorrido.

Segundo Ronny Ton, chegaram informações de que um procedimento cirúrgico havia sido realizado no Hospital Municipal de Moura em um paciente de outra cidade, especificamente um vereador de Cacoal. Ele expressou a suspeita de que pudesse haver um favorecimento ou desvio nas filas de espera por cirurgias, levantando preocupações sobre a igualdade no acesso aos procedimentos médicos.

Para buscar esclarecimentos, o Vereador Ronny Ton enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura, solicitando informações detalhadas sobre a situação. No documento, ele questionou se existiam pactuações entre municípios para realização de cirurgias eletivas, quais os critérios de seleção de pacientes, se havia filas de espera e pediu a lista de procedimentos cirúrgicos realizados no período em questão.

A Prefeitura de Rolim de Moura emitiu uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, afirmando que foi instaurada uma sindicância para apurar a denúncia e que não havia pactuação para realização de cirurgias de pacientes de outros municípios. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde enfatizou que nenhum procedimento deixou de ser realizado devido à cirurgia em questão.

Enquanto isso, o Vereador Edimar Kapiche, também de Cacoal, discursou durante uma Sessão Extraordinária na cidade. Kapiche passou por uma cirurgia que o afastou temporariamente de suas funções. Ao retornar, fez questão de mencionar sua recuperação e o atestado médico que o acompanha. Ele abordou a importância da saúde e a relevância de sua presença nas votações de projetos em prol da população, mesmo após passar por um procedimento cirúrgico recente. Kapiche aproveitou para criticar a atuação de alguns colegas políticos, mencionando que, muitas vezes, só comparecem quando há visibilidade.

"Eu também tenho vida, tenho família, mas estou aqui com garra e vontade, enquanto cidadão. Eu estou aqui para votar em projetos relevantes para Cacoal, projetos que impactam a economia e a vida das pessoas", afirmou Kapiche.

Após esses desdobramentos, o Vereador Edimar Kapiche não quis falar com a nossa reportagem, nem sua assessoria, sobre o caso.  A população aguarda mais esclarecimentos sobre o incidente e as medidas tomadas pelas autoridades competentes.

Na redação, é importante ressaltar que as informações apresentadas tratam-se de denúncias e ainda estão no campo da investigação, preservando o princípio constitucional da inocência. Nenhuma decisão transitada em julgado foi mencionada no texto.