#EP | 21 | CacoalCast! Superando Desafios: A Trajetória de Mateus Paulo de Lima

Por Redação
Publicado 09/01/2024
Atualizado 09/01/2024
A A
FOTO: CacoalCast

Trajetória Acadêmica e Profissional:
A jornada de Mateus Lima é um relato de persistência e realização. Com formação em Pedagogia pela UNOPAR e especialização em Políticas Públicas pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mateus construiu uma carreira notável. Seu percurso inclui atuação como professor no Estado de Rondônia e função administrativa na CERON. Superando as barreiras impostas por sua deficiência visual, ele se destacou em cada uma dessas etapas, demonstrando que algumas limitações físicas não devem definir o potencial de uma pessoa.

Experiência como Escritor e Colunista:
Além de educador, Mateus se estabeleceu como uma voz influente na literatura e no jornalismo, contribuindo com diversos periódicos, a exemplo do Jornal Folha da Mata e da revista Ideias & Fatos, também marcando presença como colunista no “Informe Cristão”, um periódico distribuído por muitos anos pela Diocese de Ji-Paraná.  Seu romance “Tempo de Pietra”, lançado em 2021, é um testamento de sua versatilidade e profundidade como romancista. Abordando temas complexos com sensibilidade e perspicácia, no auge da pandemia, ele encontrou na escrita uma forma de superar aquele momento difícil que vivemos enquanto humanidade.

Iniciativas Culturais e Sociais:
Como idealizador de projetos culturais, Mateus transcendeu seu papel de educador avançando solidariamente sobre temas sociais ainda muito silenciados. A iniciativa do “Projeto Cultural Casa da Criança” (2004 a 2006) e projeto “VISÃO DE MUNDO” (2019 a 2022), demonstram seu compromisso com a comunidade e com a universalização da educação inclusiva. 

Ainda na juventude, em 2001, seu talento e dedicação foram nacionalmente reconhecidos no Concurso de Redação Professora Marise Castiel, onde seu texto “Pátria amada Brasil” se destacou chamando a atenção, inclusive, do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Este reconhecimento reforça não apenas seu domínio da escrita, mas também sua capacidade de tocar corações e mentes através das palavras.

A Luta pela Acessibilidade:
Esperançoso, Mateus reafirma a urgente necessidade pela implementação de mais acessibilidade arquitetônica, não apenas para pessoas com deficiência visual, mas para todos e todas. Uma demanda ainda muito presente especialmente nas cidades menores. Apesar dessas circunstâncias desfavoráveis, sua jornada envolve manter uma atitude positiva e buscar apoio emocional, entendendo que na coletividade ninguém precisa sofrer sozinho. “Todos devem procurar ajuda”, afirma. Mateus também fala da importância desses elementos psicoemocionais para lidar efetivamente com a deficiência visual e superar as dificuldades cotidianas. Como escritor, Mateus ama o campo da escrita criativa. Ele fala sobre como as tecnologias assistivas, a exemplo de programas de voz e da escrita em Braille, são fundamentais em seu processo de produção literária, permitindo-lhe continuar criando, escrevendo e publicando seus trabalhos apesar de sua deficiência visual.

Atualmente, seu livro, “Tempo de Pietra”, é mencionado como uma obra significativa. O título do livro é inspirado em uma frase de um de seus capítulos, refletindo um momento emocionalmente impactante para o autor.

Mateus Lima é um verdadeiro exemplo de superação, um símbolo de como a paixão e a dedicação ao que se propõe fazer, podem moldar positivamente o indivíduo e tudo a sua volta, demonstrando que as adversidades devem ser transformadas em força motriz para a mudança social e pessoal que a sociedade e muitos de nós precisamos.
 

Acesse o episódio aqui: