Durante feira de agronegócio, em Vilhena, Idaron alerta sobre as enfermidades que podem acometer os rebanhos
Orientações esclareceram atuação do órgão e detalhes da pecuária local e estadual.

Publicado 09/04/2024
Atualizado 09/04/2024
A A

Conscientizar produtores, acadêmicos, empresários e população em geral quanto às enfermidades que podem acometer os rebanhos de Rondônia, bem como expor o trabalho do governo do Estado na proteção do agronegócio rondoniense. Esses foram os principais objetivos da palestra oferecida pela Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) em uma grande feira agrotecnológica em Vilhena, na última semana.

Dezenas de pessoas atenderam ao convite da Idaron para receber as orientações da veterinária e bióloga Andreia Lindner, da unidade de Vilhena. A iniciativa faz parte do circuito de palestras oficial da feira Sicoob Agrotech. “Buscamos estar próximos dos produtores e ir à rádio, televisão, eventos e imprensa em geral para divulgar as ações da Idaron. Quanto mais acesso à informação todos tiverem, melhor a pecuária e o agronegócio como um todo se desenvolverão com segurança”, comenta Fernando Miglioranza, chefe da unidade da Idaron em Vilhena.

A palestra destacou detalhes da atuação da Idaron, explicando artigos da legislação, demonstrando o uso de documentos oficiais, informando sobre a pecuária rondoniense e apresentando ferramentas digitais úteis para quem lida com o agronegócio.

“O contato da Agência com a comunidade é fundamental para que todos entendam seus papeis na proteção de nossos rebanhos. É o produtor quem mais precisa saber identificar sinais de doenças como a Febre Aftosa, pois é ele que tem o contato diário com o animal. Portanto, a conscientização tem que ser constante”, explica Andréia.

Organizado pela cooperativa de crédito Sicoob Credisul, o evento aconteceu de 4 a 6 de abril e contou com a participação de diversos órgãos públicos, empresas e meios de comunicação. A feira foi realizada no Parque de Exposições Ovídio Miranda de Brito. No evento, a Idaron atuou também com orientação técnica prévia, fiscalização do espaço e acompanhamento das descargas de animais, como equinos e bovinos, que ficaram expostos nas baias do parque.

Foto: idaron
Foto: idaron

Fonte: Idaron/RO