Mãe de mecânico que se vestiu de mulher para fazer prova do Detran foi reprovada 3 vezes, diz instrutora
Esta seria a quarta vez que a mãe tentaria tirar a habilitação. Caso aconteceu no distrito de Nova Mutum Paraná, em Porto Velho.

Por G1/RO
Publicado 12/12/2019
Atualizado 12/12/2019
A A
Foto: Divulgação/PM

A mãe do mecânico que se vestiu de mulher para fazer uma prova prática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no lugar dela, foi reprovada no teste prático três vezes. Segundo a instrutora Aline Mendonça, esta seria a quarta vez que a mãe tentaria tirar a habilitação. O caso aconteceu no distrito de Nova Mutum Paraná, a 106 Km de Porto Velho. 

"Então, nós temos alguns critérios a nível nacional, que é passado pelo Denatran. E ela (mãe) não cumpriu alguns. Ou não passou pela baliza ou não passou no percurso", disse a servidora da comissão examinadora do Detran sobre as tentativas anteriores da mãe em passar na prova.


Heitor Márcio Schiave, de 43 anos, que é proprietário de uma autoelétrica na capital, chegou a ser detido em flagrante na última terça-feira (10) por tentativa de estelionato e falsidade ideológica. Mas foi solto após um pedido de liberdade feito pela defesa ao juiz de plantão, na Central de Flagrantes da cidade. A polícia não confirmou se abriu investigação sobre o caso.

Para fazer o exame, Heitor vestiu saia longa e passou maquiagem. "Ele tentou ser natural o máximo possível. Estava muito maquiado, com as unhas bem feitas, acessórios de mulher", complementou a instrutora.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a desconfiança inicial partiu de Aline. Ela suspeitou que a pessoa que fazia a prova não era a mesma indicada no documento de identidade apresentado aos avaliadores.

O mecânico já estava dentro do carro fazendo a prova de baliza quando um servidor da autarquia chamou a PM. Ao chegar no local da prova, os agentes constataram que Schiave tentava se passar pela mãe e lhe deram voz de prisão.

"E ele logo confessou. Já foi confessando que realmente não se tratava da referida senhora e que era filho dela, estando apenas se passando para tentar fazer com que ela conseguisse ser aprovada no teste prático", explicou Aline. Heitor, por sua vez, disse aos policiais que a mãe estava no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari (RO), e não sabia que o filho tentaria usar a identidade dela para fazer o exame de direção.

"Nós, da comissão examinadora que participamos, temos um treinamento. É bem sério o trabalho. As pessoas pensam que vão conseguir burlar, mas que não dará certo nunca", concluiu a servidora.

 

Fonte: G1/RO