Carne brasileira está entre as mais baratas do mundo e país tem grande volume
Carne brasileira está entre as mais baratas do mundo e país tem grande volume

Publicado 18/05/2020
A A
Foto e Montagem: Thiago Pereira Leia mais em: https://www.comprerural.com/carne-brasileira-e-a-melh

Com a oferta de animais restrita e as exportações de carne bovina in natura aquecidas, as referências para a arroba do boi gordo seguem sustentadas. Atualmente, os preços da carne brasileira é uma das mais baratas no mundo, que está cotada US$ 33,00/@, e o Brasil é o único player que consegue atender as demandas externas.  

O Consultor de Agronegócio do Itaú BBA, César de Castro Alves, destacou que está surpreendido com a firmeza os preços da arroba. “As carnes de frango e suínas estão se recuperando, porém a carne bovina não sentiu o efeito desde o início da quarentena no Brasil e isso se ao mercado estar organizado”, ressaltou.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que no primeiro trimestre houve uma redução de 9,2% nos abates de animais que foi motivada por uma oferta restrita de animais e pelo fato dos pecuaristas terem segurado os animais nos pastos.

 “Eu acredito que tem um pouco de gado represado à espera de preços melhores para o segundo semestre, mas essa resistência do produtor vai diminuindo à medida que inicia a comercialização. Se a indústria tentar pressionar o mercado, os pecuaristas não vão negociar”, relata Alves.

Do lado da demanda interna, o consultor explica que não deve quedas de preços ofertados pela a arroba e que não deve estimular o consumo. "O mercado interno está muito enigmático de se entender e todos os setores de proteínas foram afetados", diz.