Milho: produção em MT é projetada em 32 mi de toneladas
De acordo com o instituto é esperado que o estado aumente a produção de milho em 599 mil toneladas ou alta de 1,86% ante a safra passada

Publicado 03/06/2020
A A
Foto: Andrew Martin - Pixabay

O Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a 4ª estimativa da safra 2019/2020 do milho em Mato Grosso, trazendo reajustes para a produtividade e produção do cereal. É esperado que o estado  aumente a produção de milho em 599 mil toneladas ou alta de 1,86% ante a safra passada, podendo gerar 32,863 milhões de toneladas, o que seria a maior produção da série histórica do Imea.

Deste modo, mantendo a área agricultável de milho estimada em 5,19 milhões de hectares como divulgada no último relatório de safra, o Instituto avaliou que a melhora nas condições climáticas na maioria das regiões nas últimas semanas, contribuiu para uma elevação na produtividade esperada de 0,46% quando comparado ao 3º relatório, estimado agora em 105,46 de saca por hectares para Mato Grosso.

No entanto, apesar do aumento, a atual safra ainda permanece com produtividade inferior aos 110,68 de saca por hectares registrados na safra passada.

Assim, dando destaque para as regiões, o Médio-Norte e Noroeste apresentaram avanços na produtividade de 1,07% e 3,56%, respectivamente, ante a 3 estimativa, influenciados pelas boas condições climáticas. Por outro lado, as regiões Oeste e Centro-Sul tiveram maiores impactos com a falta de umidade no desenvolvimento do grão e reduziram a expectativa de produtividade neste novo levantamento.

Fonte: Canal Rural