Governo inicia entrega de mais de 200 equipamentos para fortalecer cadeia produtiva do leite nos municípios de Rondônia
As entregas dos equipamentos agrícolas vão beneficiar produtores de leite dos 52 municípios do estado de Rondônia

Publicado 05/06/2020
Atualizado 05/06/2020
A A
Foto: Ezio Ricardo e Ariel Gomes

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), iniciou na manhã desta sexta-feira (5) a entrega oficial de mais de 200 equipamentos agrícolas para as secretarias municipais de agricultura dos 52 municípios do Estado.

Os equipamentos foram adquiridos através de recursos do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Fundo Proleite), e serão utilizados para o fortalecimento das ações voltadas para a pecuária leiteira da agricultura familiar em Rondônia.

As entregas dos equipamentos vão acontecer durante toda a semana. Os municípios do Cone Sul do Estado, Colorado, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia, Vilhena e Pimenteiras,  receberam, nesta sexta-feira (5), sete carretas agrícolas, sete distribuidores de calcário e 12 pás agrícolas traseiras. Na segunda-feira (8), os municípios dos Territórios do Rio Machado e Zona da Mata também serão contemplados com os equipamentos. Já na terça-feira (9), será a vez do Território do Vale do Guaporé.

Na quarta-feira (10), 21 cidades do Território Central e do Território Vale do Jamari receberão 21 carretas agrícolas, 21 distribuidores de calcário e mais 41 pás agrícolas traseiras. A última entrega ocorre no dia (12), no Território Madeira-Mamoré que inclui os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

“Essa é mais uma ação de entrega do governo de Rondônia para fortalecer ainda mais a pecuária leiteira do Estado. Mais de 200 equipamentos agrícolas serão entregues às secretarias de agricultura municipais para ajudar os produtores de leite dos 52 municípios”, disse o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Todas as solenidades de entregas irão respeitar e adotar todas as medidas necessárias em cumprimento ao decreto governamental, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sendo restrita a participação das autoridades representantes. O governo de Rondônia se mantêm firme na busca conjunta de soluções para questões do setor do agronegócio do leite. Através do Fundo Proleite, várias ações estão sendo executadas para fortalecer o setor.