Mais 8,2 mil doses de vacina contra Covid-19 chegam em Rondônia
Com o novo lote, estado já recebeu cerca de 70.200 doses, sendo aproximadamente 40,8 mil da CoronaVac e 13 mil da vacina de Oxford.

Publicado 26/01/2021
A A

Chegaram a Rondônia, nesta segunda-feira (25), mais 8,2 mil doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan contra a Covid-19. O avião contendo o imunizante pousou em Porto Velho por volta das 17h (18h horário de Brasília). Este é o segundo carregamento da CoronaVac a chegar ao estado, o primeiro foi no dia 19 de janeiro.

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), informou que esse novo carregamento será usado para complementar as doses para imunização da comunidade indígena. Os imunizantes foram armazenados na Rede de Frio Estadual na capital.

O governo de Rondônia diz que essas vacinas vão contemplar a segunda dose para a população indígena aldeada, "sendo uma forma de assegurar o fornecimento das doses completas de imunização contra o coronavírus para o povo indígena".

No último fim de semana o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Rondônia encaminhou um ofício, questionando o governo de Rondônia sobre o "sumiço" de mais de 8 mil doses da vacina. Segundo alega o DSEI, o estado teria recebido 11.120 doses de vacinas destinadas à população indígena, porém a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agevisa teriam entregado apenas 2.315 doses ao distrito de saúde indígena.

"Esclarece-se que, em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização, das imposições do Poder Público e afronta à legislação vigente, esta Secretaria Indígena irá informar a ocorrência ao Supremo Tribunal Federal (STF), órgãos de Segurança Pública e Ministério Público Federal (MPF). Por fim, requer, IMEDIATAMENTE, a plena disponibilização das doses pertencentes ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Porto Velho", pede o ofício.

Com a chegada dessa nova remessa, o Estado diz que vai assistir os indígenas atendendo ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

Primeiros lotes

O voo com as primeiras 49 mil doses da CoronaVac pousou em Porto Velho na última terça-feira (19). No mesmo local, alguns minutos depois Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana foram os primeiros vacinados contra Covid-19 no estado.

Após isso, as doses foram transportadas para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital. Na sequência levadas para os cinco Centros Regionais nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.

Já no domingo (24), chegaram as 13 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, em voo operado pela companhia aérea Azul. Elas são destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia.