Governador autoriza retomada das aulas estaduais a partir do 3º ano do ensino médio; Veja o Vídeo
A determinação do governador, segundo o secretário Júnior Gonçalves, é que haja a retomada gradual, através de municípios e o Estado das últimas séries de cada nível de ensino, ou seja: do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Publicado 03/02/2021
Atualizado 03/02/2021
A A
Foto: Reprodução/Vídeo Sesau-RO

Em coletiva à imprensa na noite desta terça-feira (2), o Governo de Rondônia anunciou que o secretário da Educação deve divulgar nos próximos dias o cronograma e medidas de segurança para retomada presencial das aulas da rede estadual em meio a pandemia causada pelo Coronavírus.

A determinação do governador, segundo o secretário Júnior Gonçalves, é que haja a retomada gradual, através de municípios e o Estado das últimas séries de cada nível de ensino, ou seja: do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Com relação ao Estado, responsável pelo ensino médio, o secretário deve apresentar o plano ainda nos próximos dias. A decisão do retorno do ensino fundamental caberá aos prefeitos.

Nesta terça-feira, um decreto autorizou retorno gradual das aulas na rede privada. Agora, os empresários ficam autorizados a abrir as escolas e faculdades em qualquer fase do distanciamento social criado para enfrentamento da doença. Segundo o decreto 25.784, o retorno será gradual: até 30% de alunos nas cidades que estejam na fase 1, 50% para os que estão na fase 2 e até 70% aos da fase 3.

Júnior Gonçalves também falou sobre a fiscalização do plano de distanciamento em locais públicos, como Espaço Alternativo e Skate Park. Ele disse que não há proibição para a circulação de pessoas, desde que não haja aglomeração e que estejam de máscaras. Mas defendeu que o Município apresente alguma regulamentação, o que deveria vir por meio de um código de posturas.

Fonte: Rondoniagora