Ainda é alta a demanda por leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 em Rondônia
Também é elevada a quantidade de pessoas internadas na rede pública hospitalar do Estado. No domingo (4), eram 783 pacientes

Publicado 06/04/2021
A A

No ultimo final de semana, 70 pessoas ainda aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rondônia.  De acordo com informações da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), o cenário continua grave, mas já esteve bem pior.  No dia 16 de março, 176 de pacientes aguardava por um leito hospitalar.  

Também é elevada a quantidade de pessoas internadas na rede pública hospitalar do Estado. No domingo (4), eram 783 pacientes. Por conta das altas taxas de internações nos hospitais de todo o Brasil, a Sesau destaca que o governo tem encontrado dificuldades para conseguir leitos. 

Segundo informações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alerta para o quadro geral de saúde extremamente crítico no Brasil. O último boletim do observatório Covid-19, que monitora a situação da pandemia no país, só Roraima e Amazonas aparecem na zona de alerta intermediário de leitos de UTI Covid-19 para adultos – AM com 76%, e RR com 62%, segundo dados de 29 de março.

Os outros estados e o Distrito Federal permanecem na zona de alerta crítico, com taxas de ocupação superiores a 80%. A situação de São Paulo serve como um alarme do quanto a crise atual afeta o sistema de saúde e o quadro sanitário do país.