General de Brigada faz Visita de Orientação Técnica e conhece avanços na Polícia Militar de Rondônia
General de brigada Jorge foi recebido pelo comandante-geral da PMRO coronel Almeida e guarda de honra.

Publicado 22/09/2021
A A

Em Visita de Orientação Técnica na manhã e tarde de hoje, 21, o comandante da 17ª BIS - 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho conheceu toda estrutura operacional, administrativa e cultural da Polícia Militar de Rondônia, que foi apresentada pelo comandante-geral da Instituição coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida. A visita do representante da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM) tem como ações o conhecimento das estruturas e operacionalidade das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, de acordo com a legislação vigente.

Na entrada do Quartel do Comando Geral, o coronel PM Plínio Sérgio, subcomandante-geral da PMRO e integrantes do Estado Maior-Geral se apresentaram ao general de brigada que conheceu, em seguida, a história da Polícia Militar desde sua fase embrionária com a Guarda Territorial aos dias atuais, através de imagens, fotos e arquivos, apresentada historicamente pelo major PM Alex Miranda, diretor de Comunicação Social. Ele foi agraciado com a revista 45 anos da Polícia Militar e o livro a Guarda Territorial – Os Heróis da Terra de Rondon de autoria do capitão PM Tarciso Pereira da Silva Júnior.

A Polícia Militar de Rondônia criada em 26 de novembro de 1975 tem em seu efetivo cerca de 5.200 para policiamento em 52 municípios, distritos, totalizando mais de 92 localidades em uma área de 237.590,547 km², “equivalente ao território da Romênia e quase cinco vezes maior que a Croácia”. Mas temos um corpo de oficiais e praças sempre prontos a atender as demandas da sociedade, disse o coronel PM Almeida para em seguida mostrar ao IGPM, que no ano passado foram mais de 175 mil atendimentos. Este ano, de janeiro a julho cerca de 96 mil. Em 2020 foram confeccionados 7.300 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) e este ano, de janeiro a julho já chega a 4.100.

O general de brigada Jorge conheceu os avanços estruturais, equipamentos, armamentos, mobilidade, tecnologia, operações policiais, pessoal e avanços na confecção de manuais, reformulação do Estatuto dos Militares, manual de IPM eletrônico, criação do Código de Ética, primeiro curso de fiscalização ambiental entre outros. Nas operações policiais foram apreendidas pasta base e cocaína, maconha, cigarros, peixes, madeiras entre outros descaminhos. A PM esteve e encontra-se na linha de frente em apoio e orientações contra aglomerações e festas que disseminam o coronavírus em todo território rondoniense.

Em relação as estruturas e instalações de Unidades policiais, o comandante-geral destacou a construção de um prédio com recursos próprios da Corporação para abrigar o Grupamento Policial em Parecís e destacou como positiva sua ida aos municípios de Rio Crespo, Alto Paraíso, Rondolandia, Assentamento Seringal, Vitória da União, que nunca havia ido um comandante-geral da PM. "Foi positiva, pois tínhamos conhecimento através de relatórios e informações, e vimos pessoalmente as dificuldades de policiamento e efetivo e as necessidades de cada Unidade" disse o comandante.

Após a apresentação o comandante da 17ª Brigada e representante da IGPM recebeu a Medalha Mérito de Ensino e uma placa materializando sua visita. Para ele, a Polícia Militar vem cumprindo, e bem, sua missão no Estado de Rondônia. “Nossa visita é também reafirmar nosso compromisso de parceria, nós com a nação e a PM com o Estado”. Esteve acompanhando o general de brigada Jorge, o coronel EB José Rinaldo dos Santos, major EB Lopes Dornelles, capitão EB Wamburk, tenente EB Emerson e subtenente EB Douglas.

Visita ao Batalhão Belmont

Como parte da Inspeção foi feita uma visita da comitiva da IGPM ao Quartel do 5º Batalhão de Polícia Militar, em Porto Velho, sendo recebida pelo subcomandante-geral da PM coronel Plínio Sergio, acompanhado do chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre, do corregedor geral, coronel Carlos, do Coordenador de Policiamento I, coronel Drayton, do Coordenador de Pessoal, coronel Áureo e do comandante do Batalhão, major PM Emanoel Lourenço. O general de brigada conheceu as instalações da Unidade PM, o efetivo, as modalidades de policiamento e as Unidades especializadas.