Emater/RO está orientando produtores quanto ao plantio, cultivo e colheitas do café e outras cultura

Publicado 26/05/2022
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

Um trabalho que está sendo desenvolvido pela Emater/RO dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, diz respeito a escolha das mudas, o plantio, o cultivo e a colheita do café e de outras culturas dentro do Estado de Rondônia.

Conforme o Diretor Técnico da Emater/RO, Francis Raphael, a procura do estande do órgão dentro da feira, está superando todas as expectativas, pois além da procura natural, a Emater em Parceria com a Seagri estão disponibilizando 64 ônibus, que virão dos mais diversos municípios do Estado, trazendo produtores para conhecer todas essas técnicas e manejos das culturas no Estado. 

Nesta edição da feira a Emater está trabalhando com uma vitrine tecnológica, e quando o produtor ou mesmo um visitante chega ao estande, à principal busca é pela cultura do café clonal que está em alta no Estado. Há uma amostra de uma lavoura de café, onde estão plantados 16 clones, que já tem sido utilizado, com alto poder produtivo e com genéticas excelentes. Dessa forma o produtor/visitante vai conhecer desde a muda que tem uma característica adequada para o plantio, assim como, o manejo adequado para a lavoura. Hoje quando se fala em café clonal no Estado, é café robusta, que pode produzir até 120 sacas por hectares, mas para isso depende dos cuidados do produtor. Ficam sabendo ainda sobre a colheita, o pós colheita e principalmente sobre a qualidade, e nessa visita a Emater, saberão como é a metodologia de formatação, que é um método que os produtores têm utilizado nos dois últimos anos, o que tem potencializado a qualidade do café. 

URUCUN- o técnico da Emater/RO cita que no caso do Urucun, o importante é ressaltar a diversificação, ela agrega valor, é uma planta que é muito usada na indústria de cosméticos, também na culinária, e essa produção tem muito a ver com o mercado. Orientamos nossos produtores a trabalhar com a diversificação da cultura, se ela naquele momento está em baixa, ele tem outras culturas, mas não deve simplesmente desprezá-la porque amanhã ela pode dar a volta por cima, e a Emater/RO, dentro do espaço na Rondônia Rural Show Internacional, procura mostrar as técnicas de produção e manejo dessa cultura, como poda, período de maturação, cova e espaçamento no plantio, de uma forma geral como é feita a implantação desta cultura dentro da propriedade. Importante ressaltar que tem uma grande indústria no Estado, no município de Cabixi, e que tem absorvido a produção.

CACAU- Francis Raphael diz ainda que a cacauicultura vem passando por um processo de revitalização no Estado, mas hoje já se tem mudas clonais mais resistentes as doenças que eram o grande problema dessa lavoura. Hoje está sendo realizado um trabalho parecido com a cafeicultura, e o primeiro passo é ter uma planta de boa qualidade, com isso o Governo do Estado tem distribuído mudas clonais com alto rendimento, ressaltando que o cacau faz parte da história de Rondônia, é um mercado extremamente com potencial crescente, por isso tem orientado os produtores para que se mantenham na atividade, só que para isso tem que buscar tecnologia e a Emater tem orientado os produtores, não somente na busca de uma muda de qualidade, mas também com irrigação, adubação, etc., para potencializar a produção. Importante ressaltar também que as plantas que estão sendo distribuídas hoje já possuem material genético que são resistentes a algumas doenças, como por exemplo, a vassoura de bruxa, isso quer dizer que a ciência tem trabalhado em favor do agricultor.

Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias