Embrapa participa da 9ª Rondônia Rural Show Internacional e faz lançamento de novas cultivares para Rondônia

Publicado 26/05/2022
Atualizado 26/05/2022
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/RO) está presente na 9ª Rondônia Rural Show, levando até os produtores rurais novos conhecimentos, novas técnicas e até novas cultivares que podem ser colocadas em prática em Rondônia.0,

O Engenheiro Agrônomo do órgão, Davi Oliveira, disse que o objetivo da participação da Embrapa na feira, é o de levar novas técnicas, novos conhecimentos e novas culturas que podem ajudar a melhorar o agronegócio no Estado. Ela trouxe novas tecnologias que vão ajudar ao pequeno agricultor da agricultura familiar, assim como, para o agronegócio, a soja por exemplo. Em Rondônia tem atuado fortemente na cadeia do café, bem como, na pecuária de corte e leite.

Junto com o Médico Veterinário do órgão, Rhuan Lima, estão apresentando novas cultivares recém lançada e outras em fase de lançamento, como é o caso da BRS 1668, que é uma cultivar de mandioca, têm ainda as forrageiras BRS Integra, uma forrageira que pode em curto espaço de tempo ser incorporadas nos sistemas de produção de grãos, lavoura/pecuária.

Como já dito anteriormente, os visitantes que passarem pela Vitrine Tecnológica da Embrapa/RO, conhecerá em primeira mão a BRS 1668, cultivar da mandioca, que é fruto de pesquisa da unidade, na busca de atender uma das cadeias mais importantes para a agricultura familiar em Rondônia. Sua característica principal é a precocidade, o rápido cozimento e um sabor diferenciado.

A BRS Integra foi lançada neste ano, é a única cultivar da espécie forrageira Urochloa ruziziensis (syn. Brachiaria ruziziensis) desenvolvida para as condições de clima e solo brasileiros. Ideal para formação de palhada em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Já a BRS A502 que é uma cultivar de arroz foi lançado em 2020, e tem tolerância ao acamamento, tem alta estabilidade de rendimento de grãos inteiros, um potencial produtivo de excelente qualidade industrial e de culinária. É uma ótima opção para sistemas de produção de grãos e de renovação de pastagens. Tem chamado a atenção em cultivos em diversos estados do Brasil e demonstrado um ótimo desempenho também em Rondônia.

Duas variedades novas de soja também estão sendo apresentadas e que será opção para o plantio no Estado, além de outros dispositivos para uso veterinário, e o mais importante, que é levar para ao conhecimento do público as ações positivas que a Embrapa gera no setor produtivo. O estande do órgão tem recebido muitas visitas, desde curiosos até pessoas que vão à busca de alguma solução, ou mesmo para tirar suas dúvidas.

Duas cultivares de soja transgênicas e uma convencional, em fase de lançamento. A cultivar BRS 7482 RR é resistente ao glifosato, tem crescimento indeterminado e ciclo precoce. A cultivar BRS 7981 IPRO possui resistência a lagartas. Já a cultivar BRS 7781 é uma opção aos produtores que desejam plantar material não transgênico, uma parceria com o Instituto Soja Livre.

Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias