CFA: 20 anos de uma conquista inédita para a capital
Título foi garantido no dia 7 de julho de 2022 no estádio Aluízio Ferreira

Publicado 09/07/2022
A A

A capital rondoniense comemorou na última quinta-feira o primeiro título do futebol profissional. No dia 7 de julho de 2002, o CFA (Clube de Futebol Amazônia) levantou a taça pela primeira vez ao bater na decisão o União Cacoalense por 3 a 2 no placar agregado.

No jogo de ida as duas equipes ficaram no empate em 1 a 1 no estádio Aglair Tonelli Nogueira, em Cacoal. Adeilton marcou para a Raposa da BR, enquanto que Bruno José deixou tudo igual. Já no segundo jogo, o CFA superou o União Cacoalense por 2 a 1 no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Marcos Pinto abriu o placar para o União Cacoalense, enquanto que Paty e Paulo César anotaram para o CFA.

Na decisão contra o União Cacoalense, o CFA, do técnico Ionay da Luz, entrou em campo com: Ronald; Denilson (Bruno José), Marcos Henrique, Fábio Tuffic e Andrade; Quintino, Argeu (Alexandre Lopes), Paulo César e Fábio Renato; Paty e André Merenda (Élvis).

O CFA iniciou por iniciativa do presidente da FFER, Heitor Costa, que resolveu apostar em jovens jogadores para formar um time competitivo para brigar de igual para igual com os grandes do estado. "Foi um trabalho para criar um clube formador de atletas em Porto Velho para mostrar para os demais clubes que o caminho para a conquista de títulos era investir nas categorias de base. Disputamos três campeonatos profissionais, chegamos em duas finais e conquistamos um título. Após anos de hegemonia do futebol do interior, esta foi uma conquista irreparável para a capital", destacou Heitor.

Em sua campanha em 2002, o CFA realizou 18 partidas, obtendo 11 vitórias, quatro empates e sofreu apenas três derrotas.

Fonte: FFER