Sua CNH antiga continua valendo?
No momento, a nova versão é exigida para quem vai tirar a primeira via, obter a segunda via, adicionar categoria ou de alguma forma precisar alterar o documento

Publicado 29/09/2022
A A

Muitas pessoas estão em dúvida se sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda está valendo após a chegada do novo modelo. A emissão da nova CNH começou em junho deste ano e trouxe algumas mudanças. O seu visual está mais moderno e bem mais seguro, ganhando um padrão internacional. Mas será que você vai precisar trocar a sua agora?

Troca pela nova versão
Primeiro você precisa saber que a troca do atual modelo pela nova versão não é obrigatório. No momento, a nova versão é exigida para quem vai tirar a primeira via, obter a segunda via, adicionar categoria ou de alguma forma precisar alterar o documento. 

Por enquanto, você pode continuar dirigindo com a CNH que você já tinha, precisando trocá-la somente quando terminar sua validade. E fique tranquilo, você não será multado ou terá algum tipo de punição se ainda estiver com o modelo antigo. Mas lembrando: desde que esteja dentro do prazo de validade. Esse prazo varia conforme a idade do motorista:

  • Até 49 anos: validade de 10 anos;
  • Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos;
  • Acima de 70: validade de 3 anos.

Isso significa que a troca será realizada de maneira gradual, conforme os documentos forem perdendo a validade e o condutor precisar fazer a atualização. Por isso, não tenha pressa, não precisa correr para o Detran.

Mudanças na CNH
A principal mudança da nova CNH é a classificação de veículos em 14 diferentes categorias. No verso do documento existe agora uma tabela que deixa esses dados mais visíveis ao usar pictogramas (desenhos simbolizando os tipos de veículos, como motos, carros e caminhões) e as letras atuais (A, B, C e D) sozinhas, combinadas entre si e/ou seguidas pelo número 1. 

Essas classificações levam em consideração o padrão europeu em que há uma divisão para condutores de pessoas e de cargas. Sendo assim:

D: passageiro;

C: carga;

E: articulados. 

Quando combinadas, essas letras determinam quais os tipos de veículo o dono da CNH está apto a dirigir. 

Um outro detalhe, quando você olhar a nova CNH, ficará sabendo se o condutor é veterano ou acabou de tirar a sua carteira recentemente.

Se tiver a letra P, significará que o motorista tem “Permissão para Dirigir”. Já o D é indicativo de que aquela carteira é o documento “Definitivo”. 

A nova CNH terá verde e amarelo como cores predominantes, além de gráficos coloridos. O objetivo é dificultar possíveis falsificações e fraudes.

Será possível usar o nome social para transexuais e travestis que já fizeram a alteração na carteira de identidade, além da inclusão da filiação afetiva na habilitação.

Os itens de segurança incluem impressão com tinta fluorescente, um holograma e detalhes visíveis apenas sob luz ultravioleta.