Polícia Militar realiza segurança do maior evento carnavalesco do estado de Rondônia
Para o comandante, é um momento ímpar. Um momento que a Polícia Militar tem a oportunidade de mostrar para o povo que não faz apenas segurança pública no sentido próprio da palavra:

Por Redação
Publicado 20/02/2023
A A

O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar de Rondônia, deflagrou a Operação Carnaval 2023 no dia 10 de fevereiro. Na tarde de hoje, 18, a Operação deu continuidade na região central de Porto Velho-RO com o 1º Batalhão de Polícia Militar executando o policiamento junto com as demais unidades operacionais da Corporação para manter a ordem pública dos foliões durante o desfile da Banda do Vai Quem Quer pelas ruas e avenidas do centro da cidade. “Mais uma atividade desenvolvida pelo 1º Batalhão, que realizará neste ano  policiamento em 11 blocos carnavalescos, somente na área central. Estamos conseguindo manter a ordem pública nos eventos. Hoje contamos com um efetivo reforçado com as Unidades especializadas da Corporação e também o Núcleo de Operações Aéreas da Sesdec”, disse o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Amorim, que comandou o policiamento da Banda do Vai Quem Quer.

Nas instruções com o efetivo antes do início da Operação, foi orientado quanto à segurança individual de cada policial militar. O Comandante da Corporação foi representado pelo Chefe do Estado Maior-Geral, coronel PM Carlos Gomes. Também estiveram presentes na preleção o Coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Marcos Freire; Comandante Regional de Policiamento I, coronel PM Robinson Brancalhão; Coordenadora de Saúde, coronel PM Eliane e demais oficiais.

O coronel Marcos Freire explicou sobre a perspectiva de execução da Operação Carnaval 2023 na Banda do Vai Quem Quer: “esperamos que hoje seja como foi nos eventos anteriores, com muita tranquilidade. Até o presente momento tivemos poucas ocorrências policiais. E temos como expectativa na Banda do Vai Quem Quer, que é o maior evento carnavalesco que acontece no Estado, de transformá-lo em um evento de paz e tranquilidade. As pessoas vão curtir, vão se divertir e brincar, e a Polícia Militar estará presente durante todo o evento e após, para que as pessoas possam retornar para suas casas com total segurança”.

O encontro de patrimônios históricos

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha que participou do ato cívico antes do desfile da Banda do Vai Quem Quer, disse que depois de passado o período de pandemia, quase dois anos, se faz, antes de tudo, um resgate histórico pelo reconhecimento do governo do Estado, por meio da Sejucel da outorga do título de patrimônio histórico imaterial tanto da Polícia Militar do Estado de Rondônia, quanto do bloco carnavalesco tradicional aqui no Estado, a  Banda do Vai Quem Quer.

Para o comandante, é um momento ímpar. Um momento que a Polícia Militar tem a oportunidade de mostrar para o povo que não faz apenas segurança pública no sentido próprio da palavra: “Também trabalhamos para proporcionar alegria, diversão e resgate de cultura. E essa comunhão de esforços tem uma parte muito significativa de participação e de contribuição da Polícia Militar através da sua banda de música. Estamos aqui para proporcionar segurança pública, mas também cidadania e cultura neste momento de festejos carnavalescos” disse o comandante-geral.

A presidente do bloco carnavalesco a Banda do Vai Quer Quer, Cícera Andrade (Ciça) agradeceu a parceria inovadora com a participação da Banda da Polícia Militar na abertura do evento, pois muito agregou culturalmente e civicamente: “mesmo sentindo a falta desta alegria por mais de dois anos, o folião mostrou seu momento de amor à pátria acompanhando os acordes da Banda de Musica da Polícia Militar, no momento em que foram apresentados os hinos nacional brasileiro  e Céus de Rondônia” comenta. Depois deste momento, ela deu a largada para início do desfile do maior bloco de carnaval da região Norte.

Para o tenente PM Ferraz, mestre da Banda de Música  da Polícia Militar, o encontro de duas peças culturais após homenagem simultânea, quando receberam o título de patrimônio imaterial e cultural do Estado de Rondônia, tem um grande valor: “esta fusão, Banda de música da Polícia Militar, e Banda do Vai Quem Quer  é muito importante, principalmente para o governo do Estado de Rondônia” disse o maestro. Tenente Ferraz lembrou que antes dos famosos trios elétricos, a Banda de Música da Polícia Militar  já abrilhantava os festivais e desfiles carnavalescos em Porto Velho “eram os militares  tanto da Polícia Militar, como do Exército Brasileiro que prestavam esse apoio”.

Fonte: newsrondonia