Multas de R$ 21 milhões aplicadas a empresas por exploração ilegal de madeira em MT
Fraudes envolvendo 41 empresas resultam em exploração ilegal e desmatamento em MT, RO e PA.

Publicado 24/03/2023
A A

Uma investigação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou um esquema ilegal de fraudes envolvendo 41 empresas madeireiras em Mato Grosso e Rondônia. A operação resultou em embargos e multas às empresas, totalizando R$ 21 milhões.

Durante quatro meses, os fiscais descobriram que mais de 22 mil metros cúbicos de madeira foram comercializados utilizando informações falsas. O esquema funcionava por meio de créditos virtuais de madeira informados ao Sistema de Controle de Produtos Florestais do Estado de Mato Grosso (Sisflora-MT), sendo utilizados para acobertar a exploração ilegal na Floresta Amazônica.

Madeira de áreas protegidas foi "esquentada" e vendida como se fosse de origem legal. O caso será encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso para responsabilização criminal dos envolvidos.

A Operação Custódia dá continuidade às investigações iniciadas em 2021 e 2022, revelando que mais de meio milhão de metros cúbicos de madeira ilegal foram introduzidos na cadeia produtiva. O desmatamento da Amazônia Legal cresceu no período, registrando a maior área desmatada dos últimos 15 anos.