Cheia do Rio Acre atinge mais de 69 mil pessoas e se torna uma das maiores da história
Enchente em Rio Branco já afeta 41 bairros e 27 comunidades rurais, deixando milhares de desabrigados e desalojados.

Publicado 05/04/2023
A A

A cheia do Rio Acre, que já afeta mais de 69 mil pessoas, alcançou a marca de 17,71 metros na capital acreana, segundo informações da Defesa Civil. Essa é a maior enchente dos últimos oito anos e uma das cinco maiores desde o início do monitoramento do rio em 1971. Até o momento, 945 famílias estão desabrigadas e 3.386 famílias desalojadas.

O nível do rio começou a mostrar sinais de queda após 10 dias acima da cota de transbordo. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, declarou que a expectativa é de que o manancial estabilize em breve, apesar das previsões anteriores não terem se concretizado devido à anormalidade da situação.

 

A enchente afeta 41 bairros da zona urbana de Rio Branco e 27 comunidades rurais, atingindo 6,5 mil pessoas em mais de 1,6 mil famílias. O mês de março registrou um acumulado de 585,9 milímetros de chuva, mais que o dobro da média esperada de 270,1 mm. Os dias mais chuvosos coincidiram com o transbordo de igarapés e do Rio Acre.