Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia traz para a Rondônia Rural Show o Projeto Escola do Chocolate

Publicado 26/05/2023
Atualizado 27/05/2023
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia (IFRO) está se apresentando dentro da programação da 10ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional com vários projetos desenvolvidos em suas unidades nos diverso Campus do Estado de Rondônia.

O Campus do Ifro em Jaru trouxe como novidade o Projeto Escola do Chocolate, e quem explicou como irá funcionar esse projeto foi a Professora Marília Assis dos Santos, que falou desde sua concepção e aonde quer chegar à instituição com esse projeto.

Professora Marília explicou que é um projeto apoiado por um Senador da República, que destinou recursos de suas emendas para bancar a Escola do Chocolate. Esse projeto se apresenta em três vertentes: primeiramente a Escola irá criar um viveiro com capacidade de produzir 20 mil mudas de cacau que serão doadas aos produtores da região. 

Já em sua segunda etapa inicia verdadeiramente a Escola do Chocolate, onde dentro do próprio espaço da escola serão ministrados cursos para alunos e também para pessoas da região que queiram aprender a parte da produção do chocolate.

Na terceira vertente já seria a Agro Indústria onde estarão todo maquinário industrial para a produção do chocolate e derivados do cacau, aonde os produtores virão ao Campus trazendo suas amêndoas de cacau, participando de todo processo de industrialização e voltando para sua residência com o chocolate já acabado e pronto para sua comercialização.

Apesar do projeto estar em fase inicial, hoje são cerca de 20 alunos já participando, e o número de produtor que fará parte das etapas ainda não foram estabelecidos, acreditando ainda que na mudança de etapa do projeto já estejam envolvidos um número superior a 30 alunos.

A Professora Marília diz que inicialmente o projeto tem o financiamento por três anos, mas acredita que em seis (06) anos entre a doação das mudas, o plantio e cultivo por parte do produtor e a colheita das amêndoas que poderão ser adquiridas pelo Instituto, completando o ciclo da Escola do Chocolate.

O projeto irá beneficiar a todos, alunos, produtores e o Ifro, mas uma das principais metas é melhorar a qualidade das amêndoas produzidas no Estado de Rondônia.