Detran Rondônia orienta condutores sobre segurança viária em ação educativa com apoio da PRF e fiscalização de trânsito

Por Redação
Publicado 14/07/2023
Atualizado 14/07/2023
A A

Voluntários da Escola Pública de Trânsito – EPT, do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, realizaram ações do programa “parada educativa” na noite de quinta-feira (13) em Porto Velho, na BR-364 e na avenida Jatuarana, na zona Sul de Porto Velho, onde abordaram 328 condutores de veículos e motos para sensibilizá-los sobre o números de sinistros de trânsito em Rondônia, incentivando-os a praticar comportamentos seguros. A ação teve a participação da Policia Rodoviária Federal – PRF e da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat.

“O apoio da PRF e Dtfat fortalecem as ações educativas que realizamos semanalmente. Nas paradas educativas, que tem a metodologia de uma blitz, abordamos condutores em diferentes situações, alguns passeando, indo ou voltando para casa, e outros trabalhando, o que confirma que o trânsito é um lugar para todos, e portanto deve ser um ambiente seguro. A segurança depende de todos, sendo este o principal objetivo da ação, ou seja, sensibilizar condutores sobre a responsabilidade que temos com a manutenção da vida”, disse o diretor da EPT, Renato de Moraes Ramalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, os principais fatores de risco que causam sinistros e mortes no trânsito são: o excesso de velocidade; a direção sob efeito de álcool ou outras drogas; a falta dos itens obrigatórios de segurança, como uso correto do capacete, cinto e cadeirinhas adaptadas para crianças – bebê conforto e assento elevado; além das distrações provocadas por aparelhos eletrônicos e outros. O diretor do Detran, Léo Moraes, agradece a parceria da PRF nas ações do Detran, que promovem a educação e a segurança no trânsito.

Dados preliminares da Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest do Detran Rondônia apontam que nos anos de 2021 e 2022 ocorreram 20.264 sinistros, sendo que 17.395 foram ocasionados por erro humano, destacando:

1º lugar –  por falta de atenção (7.058);
2º lugar – desobediência à sinalização (3.287);
3º lugar – outros motivos (2.968);
4º lugar – não informados (2.611); e
5º lugar – ingestão de bebidas alcoólicas (944).
“As ações educativas de trânsito ocorrem em todos os municípios de Rondônia, e resultaram na sensibilização de 47.695 pessoas no primeiro quadrimestre de 2023. Essas iniciativas demonstram o compromisso do Detran/RO com a educação para o trânsito como uma forma de reduzir os riscos e os danos causados pelos sinistros de trânsito, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, enfatiza Léo Moraes.