Projeto “Quatro Rodas e Uma Vida” é desenvolvido pelo Detran para conscientizar motoristas sobre segurança viária

Por Redação
Publicado 24/07/2023
Atualizado 24/07/2023
A A

De acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem priorizado em suas ações orientações sobre segurança viária, alertando condutores sobre sinistros de trânsito em Rondônia. Na sexta-feira (21), a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat colocou em prática o projeto piloto “Quatro Rodas, Uma Vida”, que em parceria com a Escola Pública de Trânsito – EPT foram realizadas abordagens com ênfase na educação de trânsito. A ação aconteceu nas avenidas Imigrantes e Rio Madeira, em Porto Velho.

O diretor da Dtfat, Brenno Dionizio disse que, o Detran Rondônia está inovando na forma de trabalhar e seguindo o que determina a legislação. “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2020 – 2030 é bem claro no que refere-se às ações conjuntas entre Educação e Fiscalização e o Detran está comprometido em reduzir o número de sinistros no trânsito através de suas ações, de forma educativa e de fiscalização”, afirmou.

A ação “Quatro Rodas, Uma só Vida”, iniciou com as orientações, na qual chefe da Divisão de Operações e Monitoramento de Trânsito- Regional Madeira-Mamoré, Marcos Lima Aguiar, explicou aos participantes o objetivo da atividade que é direcionada especificamente aos motoristas de carros, e quais as funções que cada um iria desenvolver. “Nosso principal objetivo é sensibilizar os condutores quanto à importância de cumprir a legislação de trânsito. Respeitar as leis de trânsito é fundamental para garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas”.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes, reforça que é fundamental lembrar que as leis de trânsito existem principalmente para proteger motoristas e pedestres. “Nesse sentido, pedimos à população que tenha empatia no trânsito, respeite as leis e priorize a vida”.

Como resultado da ação, foram abordados 164 veículos. O projeto piloto “Quatro Rodas, Uma só Vida” em parceria com a Escola Pública de Trânsito também será realizado nos municípios de Rondônia. A Polícia Militar também participa das ações de trânsito executadas pelo Detran.

Os condutores foram sensibilizados quanto:

  • Esteja sempre atento ao que ocorre no trânsito.
  • Sinalize suas intenções.
  • Pare antes de interseções e semáforos em vermelho.
  • Nunca use o telefone celular ao dirigir.
  • Não misture bebida alcoólica e direção veicular.
  • Mantenha em dia a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Trânsito – CNH.