Renúncia de reitora marca novo capítulo na Unir

Publicado 24/10/2023
A A
Foto: Rede Amazônica

Após três anos de dedicação e liderança, a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Pereira, renunciou ao seu cargo nesta segunda-feira (23), citando problemas de saúde como o principal motivo para sua decisão. Marcele, reconhecida por ser a primeira mulher negra a liderar a instituição, estava à frente da Unir desde novembro de 2020.

A universidade emitiu uma nota oficial expressando respeito pela decisão de Marcele e esclarecendo que a reitora já se encontrava afastada de suas responsabilidades desde abril deste ano. A nota também reitera o compromisso da Unir com a continuidade de suas atividades educacionais, de pesquisa e extensão.

Agora, a universidade se depara com a tarefa de realizar uma nova eleição interna para escolher quem assumirá o posto deixado por Marcele. O Ministério da Educação (MEC) já foi notificado sobre esta necessidade, e a Unir assegura que o processo eleitoral será conduzido conforme as normas estabelecidas, garantindo transparência e equidade.

A Unir também destaca que, mesmo diante deste cenário de mudança, o foco permanece na excelência de seus serviços à sociedade, além de assegurar um ambiente acadêmico e funcional de qualidade. Enquanto isso, a eleição para o novo vice-reitor também está em andamento, seguindo os procedimentos estatutários da instituição.