Comissões discutem regras para medir eficiência de fontes energéticas no Brasil
Deputado defende que sejam contabilizadas as emissões de gases de efeito estufa de todo o ciclo de vida da fonte de energia

Por Redação
Publicado 09/11/2023
A A

A Comissão de Minas e Energia e a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados discutem na próxima segunda-feira (13) a metodologia usada para analisar o ciclo de vida dos combustíveis.

O debate foi sugerido pelo presidente da comissão especial, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Ele explica que, para avançar na descarbonização do setor de transportes, é preciso deixar de adotar metas de eficiência baseadas apenas na queima do combustível do motor.

"Essa abordagem gera a falsa impressão de que um carro elétrico, por exemplo, é um veículo de emissão zero, sendo que a geração de energia também pode emitir gases de efeito estufa", alerta.

Arnaldo Jardim defende que sejam contabilizadas as emissões e capturas de gases de efeito estufa de todo o ciclo de vida da fonte de energia. "Desde a extração dos recursos, geração de energia, produção do combustível, até o consumo nos motores."

A audiência será realizada no plenário 14, a partir das 14 horas.