Gaeco fecha o cerco contra ramificação do Comando Vermelho
Vinte e quatro ordens judiciais são cumpridas em operação deflagrada nesta terça-feira (26).

Por Redação
Publicado 26/03/2024
A A
Foto: MP/MT

A unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Barra do Garças, força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo Civil, deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação “Contra-Ataque Red”. Foram expedidos pelo Juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (Nipo), um total de 24 ordens judiciais (oito mandados de busca e apreensão, oito ordens de quebra de sigilo de dados informáticos e telemáticos, bem como oito medidas cautelar de indisponibilidade de bens). A ação mira um grupo criminoso de ramidicação da facção Comando Vermelho que é investigado por extorção, roubos e furtos na região do Araguaia. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e na cidade de Aragarças (GO). 

A operação conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Sorriso, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Segundo o Gaeco, as investigações apuraram, até o momento, a participação de pelo menos oito pessoas na organização criminosa, inclusive com o envolvimento de adolescente no grupo. As investigações iniciaram a partir na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de (DERF/BG) e Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) Barra do Garças.

A ramificação do Comando Vermelho agia também em outras infrações penais de crimes patrimoniais.

O termo “Contra-Ataque Red”, que se refere ao nome da operação, é em alusão ao contexto que mira desarticular uma ramificação da Organização Criminosa denominada Comando Vermelho com atuação em Barra do Garças, organização esta, especializada em praticar crimes patrimoniais.

Fonte: Reporter MT