Filhote de gavião-de-penacho de três dias é flagrado em ninho em Rondônia

Publicado 04/04/2024
A A
Foto: Projeto Harpia

Um registro emocionante capturado pelas câmeras do Projeto Harpia em Rondônia mostra um filhote de gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) com apenas três dias de vida ao lado da mãe em um ninho na Reserva Água Doce, em Cacoal.

Este momento único revela a beleza e a fragilidade dessa espécie rara e vulnerável, que precisa de florestas bem conservadas para sobreviver. O Projeto Harpia, dedicado à proteção de aves de rapina, monitora esse ninho desde 2020 e já acompanhou o nascimento de outros dois filhotes.

Um símbolo de esperança

O gavião-de-penacho, também conhecido como apacamim, urutaurana e gavião-tucano, é uma das cinco espécies de águias florestais brasileiras. Com uma coroa imponente de penas pretas, ele se alimenta de outras aves, répteis, roedores e mamíferos.

Embora possa ser encontrado em quase todo o Brasil, com exceção da Caatinga e do extremo sul, a espécie está ameaçada pela perda de habitat. O monitoramento do Projeto Harpia é fundamental para entender as necessidades da espécie e garantir sua reprodução.

Um trabalho essencial

O registro do filhote de gavião-de-penacho é um símbolo de esperança e um lembrete da importância da preservação ambiental. O Projeto Harpia, com seus programas de mapeamento, monitoramento e conscientização ambiental, contribui para a proteção dessa espécie majestosa e para a manutenção da biodiversidade brasileira.