Prefeitura reforça importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis em Vilhena
Semus observou um aumento nos casos confirmados no ano passado, em comparação com o mesmo período de 2022

Por Redação
Publicado 12/04/2024
A A
Foto: Assessoria

Apesar do fácil acesso ao preservativo e das campanhas de conscientização, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continuam sendo uma realidade preocupante em Vilhena. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca um aumento nos casos confirmados no ano passado, em comparação com o mesmo período de 2022.

De acordo com os dados fornecidos pela pasta, em 2023 houve um total de 6 notificações para HIV em gestantes, 34 para Hepatites B, 79 para Sífilis em gestantes e 15 para ISTs não especificadas.

Além disso, a Semus alerta para o número de casos registrados no 1° trimestre deste ano. Segundo o relatório recente, foram notificados 8 casos de AIDS em adultos, 2 de HIV em gestante, 5 de Hepatite B, 56 de Sífilis em adultos e 13 em gestantes, além de 3 casos de ISTs não especificadas.

Assim, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para combater a propagação dessas infecções. Em casos de HIV, além do preservativo como método preventivo, o Ministério da Saúde (MS) também disponibiliza a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) como uma alternativa para evitar a infecção pelo vírus.

Em Vilhena, o medicamento está disponível no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Ele é recomendado para pessoas que não têm HIV, mas que estão expostas a um maior risco de contrair a infecção devido às suas práticas sexuais, sorologia do parceiro e outras vulnerabilidades.

Há também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situações de risco à infecção pelo HIV, Hepatites Virais e outras IST.

Para indivíduos que tenham passado por situações de risco, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) ou Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferece exames específicos para Sífilis, bem como testes rápidos para HIV, Hepatites B e C. Além disso, os testes rápidos também podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O SAE/CTA está localizado na Rua Porto Velho, nº 178, bairro 5º BEC, das 7h às 18h. Para contato, ligue (69) 3322-4216.